Li um livro que me deixou completamente sem fôlego. Na verdade já estava à espera vindo dum livro do meu querido Scott Fitzgerald.
Eu já tinha lido duas obras dele.
"O Mundo dos Ricos"
E a obra mas conhecida dele : "O Grande Gatsby"
Gostei dos dois, mas atrevo-me a dizer que "Terna é a Noite" foi o que mais gostei do autor.
Escrito no inicio dos anos 30, por um Fitzgerald solitário e em luta contra o álcool, é um dos romances marcantes da literatura norte-americana.
Casal de referência da geração perdida, Fitzgerald e Zelda (a esposa) tinham então chegado ao fim da sua estrada dourada.
No livro, notam-se variadas semelhanças no casal principal Nicole e Dick Diver com o próprio escritor e a esposa.
A história começa no momento em que a jovem Rosemary, actriz de 17 anos, chega a uma praia no sul de França e conhece o casal maravilha e os seus "seguidores".
As personagens são todas muito fortes e possuem todas caracteristicas próprias e diferentes.
A minha preferida é a Nicole. Especialmente depois de conhecer todo o seu percurso e a sua história de vida. E adoro-os como casal. Foi triste para mim ver esse relação a auto-destruir-se.
Não vos posso contar mais coisas a fim de não vos revelar factos importantes e chocantes, mas aconselho-vos vivamente a ler este livro. A mim fez-me viajar pela França, pela Itália, pela Suíça e pela América. Fez-me também perceber que toda a gente tem segredos e que amar alguém só, não basta para tudo dar certo.
O final é como o Fitzgerald já nos habituou, muito surpreendente.
Agora deixo-vos aqui algumas frases do livro para vos adoçar a boca. :D
- "Prefiro que a diversão termine violentamente do que que se desvaneça sentimentalmente."
- Quando for mais velha, perceberá o que sofrem as pessoas que amam. A dor que se sente. Mais vale ser jovem e frio do que amar alguém. Já me tinha acontecido antes, mas nunca assim."
- " A guarda mais forte é colocada diante do portão que dá para o nada."
- "O problema é que quando estamos sóbrios não queremos estar com ninguém, e quando estamos bêbados ninguém quer estar conosco."
- "Há tantos homens inteligentes que se autodestroem hoje em dia."
- É frequente as pessoas manifestarem um curioso respeito por um bêbado, como o respeito das raças simples pelos loucos."
- "Dick desejou que ela não tivesse um passado, que fosse apenas uma rapariga perdida, cujo único endereço era a noite de onde viera."
- "Pensa em como me amas", sussurrou então ela. "Não te peçoque me ames sempre como agora, mas peço-te que recordes. Algures dentro de mim estará sempre a pessoa que sou hoje."
- "Com a memória oportunista típica das mulheres, ela já mal se lembrava do que sentira quando se tinham entregado um ao outro, em locais secretos do mundo inteiro, durante o mês que antecedera o seu casamento."
Espero que leiam!! :D
Até à próxima!!
Sem comentários:
Enviar um comentário