domingo, 8 de dezembro de 2013

A mania das tartes!

Meus queridos,

gosto muito de maçãs! Aliás acho mesmo que é o meu fruto favorito. É o único que nunca me enjoa. Quando era mais nova, numa aula de francês a professora decidiu levar-nos uma tarte. A tarte chamava-se "Tarte Tatin" e lembrou-me que era uma delícia. Durante muito tempo disse eu á minha mãe "mãe, faz-me aquela tarte óptima!".
Maaas já não me lembrava do nome e ela não fazia ideia de que tarte se tratava. Com o tempo a lembrança daquela tarte tornou o sabor ainda melhor na minha mente. Um dia destes decidi ir á net pesquisar. Procurei no google nomes parecidos e encontrei! Era a tarte tatin!!
Este fim de semana decidi fazer!
Querem ver como ficou??
Assim:

Conseguem imaginar maçã com caramelo?? É mais ou menos isso! Fica super saborosa e muito doce. :D
Querem aprender a fazer?
Então é assim, precisam de :
  • Massa folhada: 1 Rolo
  • Maçãs: 4 ou 5
  • Açúcar: 200 g
  • Manteiga: 80 g
 
Numa panela despejei o açúcar e leve ao lume a caramelizar, até obter um caramelo clarinho. Depois acrescentei a manteiga e continuei a mexer.
E coloquei o caramelo numa forma que pode ir ao forno.
Descasquei e descarocei as maçãs, parti-as em fatias grossas e distribui-as por cima do caramelo.
Em seguida, levei-as ao lume para as maçãs cozinharem ligeiramente no caramelo.
Por fim, retirei a forma do forno e dispus a massa folhada por cima das maçãs "entalando" as bordas da massa.
Levei ao forno a 180ºC, até a massa dourar.
Com a ajuda de um prato, virei a tarte tatin ainda quente, uma vez que fria pode não desenformar.
E polvilhei com canela.

Depois é só comer! :D Fica óptima com uma bola de gelado de baunilha! Fica aqui a dica!
Não deixem de experimentar! Fica muito boa!! :D


Até á próxima!!

Sem comentários:

Enviar um comentário