quinta-feira, 17 de março de 2016

Top 5 de livros 2015!

Meus queridos,

Já não escrevo há algum tempo.
O ano já começou há três meses e eu ainda não escrevi uma linha para o blog! Shame on me! :p
Mas vou fingir que é janeiro e vou mostrar-vos o meu top 5 de livros lidos em 2015.
Nota: Os livros não são necessariamente de 2015. Aliás nenhum livro que vou referir aqui é.
O ano de 2015 foi muito produtivo em relação a leituras. E li coisas mesmo muito boas! Espero que gostem.



5. O Estranho caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde. (Robert Louis Stevenson)
Este livro surpreendeu-me muito. Eu não conhecia a história. Eu sei que há imensas adaptações mas por algum motivo só no ano passado decidi ler. E valeu muito a pena. É um livro muito pequeno, tem menos de 100 páginas mas é muito intenso! É faz-nos refletir e ver que todo o ser humano precisa de ter o lado bom e o lado mau. É como aquela história do anjinho e do diabinho. :p


4. O Hobbit (Tolkien)
 Sim, é verdade só li o Hobbit em 2015 e arrependo-me horrores. O livro é maravilhoso e super divertido. Para quem está a pensar ler a saga Senhor dos Anéis aconselho vivamente a ler o Hobbit primeiro. Não há muito a dizer, já toda a gente deve conhecer a história do Bilbo Baggins mas se ainda não conhecem por favor não esperem mais. :) Tem frases hilariantes, e o Bilbo é muito engraçado!


3. 1984 (George Orwell)
Este livro é para vocês que se iniciaram nas distopias com a saga "Hunger Games" ou "Divergente". Vocês estão preparados para ler 1984. Estou a brincar, qualquer pessoa devia de ler este livro.
É uma distopia. O George Orwell apresenta-nos um mundo horrível, no qual as pessoas são controladas 24 horas por dia, até dentro das suas próprias casas. Um mundo sem afetos, sem opiniões.. controlado pelo grande irmão. Não quero dar spoilers.  Leiam este livro fantástico não se vão arrepender.


2. Não matem a cotovia (Harper Lee)
 Até há bem  pouco tempo este era o único livro escrito pela maravilhosa Harper Lee. Mas em 2015 foi publicado o "Põe uma sentinela" com as mesmas personagens.
O "Não matem a cotovia" retrata a vida de uma família composta por um pai, o Atticus, uma filha , a  Scout, e um filho, o Jem. A história acontece em Maycomb, uma cidade pacata do Alabama. O pai é advogado e tudo acontece quando ele defende um negro. Mais uma vez não quero dar spoilers, mas estamos a falar de uma época em que o racismo reinava nas pequenas cidades. O livro é lindo e apaixonante! É todo narrado pela Scout o que ainda lhe dá mais ternura.
Quando o terminei fiquei abraçada a ele durante algum tempo. É sem dúvida um dos melhores livros que já li na minha vida. Aconselho vivamente.


1. E tudo o vento levou (Margaret Mitchel)
Escolhi o "E tudo o vento levou" para o primeiro lugar do meu top 5. Eu já sou fã do filme há muitos anos mas nunca tinha encontrado o livro. (se ainda não viram o filme vejam!Por favor!)
É um livro que assusta porque tem mais de mil páginas mas juro-vos não se dá pelo passar do tempo. É muito envolvente e bem escrito. Para além de nos elucidar sobre a história da América e sobre a guerra civil.
A Scarlett é uma personagem intensa que vai crescendo ao longo do livro. Ela não é a típica protagonista de um romance, ela tem defeitos. Muitos. Ela é capaz de tudo para ter aquilo que ela deseja. Mas ao mesmo tempo é impossível não nos deixarmos conquistar por ela.
Quanto ao Rhett Butler devo dizer que o Mr. Darcy perdeu o lugar de destaque no meu coração. :p O Rhett Butler é simplesmente apaixonante!
Mas desengane-se quem acha que esta é uma história de um amor feliz. Encontros e desencontros é o lema! Melhor livro lido em 2015!


Espero que tenham gostado! Mais tarde vou fazer um top 5 de sagas lidas em 2015! Aguardem!

Até à próxima!!







Sem comentários:

Enviar um comentário