segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Dama das Camélias

Meus queridos,

estava para aqui a arrumar minha estante (da Suiça) e deparei-me com o meu "A Dama das Camélias". Quase chorei agarrada a ele! Meu Deus que saudades! E que vergonha eu ainda não o ter mencionado aqui no blogue! No fundo, penso que a minha visita a Paris agravou as saudades!:D
Por isso decidi escrever sobre ele.
Para isso tive de o reler, o que muito sinceramente foi um prazer! Adoro o Alexandre Dumas, filho!
Senti me novamente em Paris.
Para quem nunca leu, ou nunca ouviu falar, ou então já não se lembra deixo aqui um pequeno resumo (sem revelar muito da história).

"Marguerite Gautier, uma cortesã sustentada por alguns dos homens mais ricos de Paris,mélias" tem o hábito de levar sempre uma camélia branca para a ópera ou teatro. Esta mania, ou hábito fez com ela fosse conhecida por "Dama das Camélias" Marguerite vive uma vida de luxo e dissipação, mas esconde dentro de si uma profunda melancolia. No entanto, quando conhece o jovem e apaixonante Arman Duval volta a ter esperança no amor."

Esta história faz-me lembrar muito o Moulin Rouge. Os protagonistas são semelhantes e a história está repleta de glamour.


Deixo-vos aqui as minhas frases preferidas do livro, esperando com isso abrir-vos o apetite e aguçar-vos a curiosidade.

  •  Pensei no que seria de mim se nunca mais te visse. E o mundo ficou vazio de repente... Porque se eu te conheço há poucos dias, Marguerite, há dois anos que eu te amo.
  • Eu sonhava, sem dizer nada a ninguém, encontrar um homem que fosse capaz de não me pedir satisfação e quisesse ser o amante das minhas emoções.
  • Aconteça o que acontecer, nada apaga da memória a criança que um dia fomos.
  • A inocência das mulheres pertence ao primeiro amor, e não ao primeiro amante.
  • Já fiz gastarem em flores mais dinheiro do que seria preciso para sustentar uma família durante um ano. Agora, uma só flor que Arman me deu esta manhã basta para perfumar todo o meu dia
  • É o mesmo coração que no filho ama os pais acima de tudo, que no marido ama a mulher acima dos pais e que mais tarde no pai, ama os filhos mais do que os pais, a mulher e as amantes.
  • Na verdade, o que de há mais triste do que a velhice do vicio, sobretudo na mulher?


Bom, espero ter-vos convencido! :D Se não gostam de ler (coisa que me parece quase impossível) optem por um dos filmes. Vi um antigo lindíssimo!! Mas não deixem que esta história vos passe ao lado!! :D



Até à próxima :D

Sem comentários:

Enviar um comentário