sábado, 16 de novembro de 2013

ENORME José!!

Olá queridos!

Dia 16 de Novembro é uma data muuuuito especial! E sabem porquê?
Se o GRANDE ENORME José Saramago fosse vivo faria hoje 91 anos!
Mas um escritor talentoso e reconhecido como ele era, nunca morre, e nunca é esquecido. Vive para sempre através das suas obras!
E como não podia deixar de ser vim lembra-lo aqui expondo os meus livros preferidos dele.

Em primeiro lugar, o livro que mais me marcou.
"O Ano Da Morte de Ricardo Reis"




Este romance tem como protagonista o heterónimo de Fernando Pessoa, Ricardo Reis. O que mais me fascinou foram os diálogos em si. Eu adoro o Fernando Pessoa, e o Ricardo Reis é o meu heterónimo favorito portanto é bastante clara á minha adoração pela obra. O livro começa com o regresso de Ricardo Reis do Brasil. E ao longo da obra a personagem encontra o "fantasma" de Fernando Pessoa e os dois têm longos e interessantes diálogos. Quando gosto de um livro, vivo a história e chego a ficar obcecada. Gosto de sublinhar as passagens que mais gostei e de dobrar as paginas para depois voltar a ler quando me apetecer. E tenho a dizer que neste livro só me apetecia sublinhar tudo! Adorei conhecer a sua "Lidia" e todos os outros amores. É um livro que aconselho vivamente.


Em segundo lugar, "As intermitências da Morte"




"E no dia seguinte ninguém morreu", é assim que começa este livro. É uma obra que fala da importância da vida, da existência e do amor. É também uma dura crítica á sociedade. A morte decidiu tirar férias. Sim, exactamente. E acham que foi bom? No inicio sim.. mas depois tudo se começou a desmoronar. As pessoas ficavam cada vez mais velhas mas nunca morriam e lembro-me duma parte em que um avô estava mesmo mesmo muito mal, apenas ligado por um fio de vida, e a família decidiu leva-lo ao país do lado para o deixarem morrer. Acto que era muito criticado pelos vizinhos. Um livro muito interessante que nos faz pensar.

O terceiro livro que li do autor foi, "A História do Cerco de Lisboa"
O romance tem dois enredos. O primeiro é sobre um revisor que tem como trabalho verificar as correcções duma obra intitulada "A História do Cerco de Lisboa". Este revisor sente-se tentado a mudar a história sendo que na parte em que os cruzados aceitam ajudar o rei português contra os muçulmanos ele coloca um "não".
O segundo enredo é sobre a tomada de Lisboa aos muçulmanos. Este segundo enredo é sobre o que poderia ter sido se de facto os cruzados tivessem dito um "não" em vez de o "sim.
Eu gosto muito de história. E ler um livro do Saramago como romance histórico foi muitíssimo interessante para mim. Mais uma vez gostei!


Agora um livro que todos conhecem, "O Memorial Do Convento"

Foi o primeiro livro que li de Saramago e foi também o livro que mo deu a conhecer. Como a maior parte das pessoas li-o na escola, e vi também uma peça de teatro. Gostei imenso!
O romance começa quando D.João V decide mandar construir um convento em Mafra para garantir a sua sucessão. É um livro cheio de simbolismos. Adoro o amor entre Blimunda e Baltasar, o sete sois e a sete luas. Esta obra é quase um romance histórico o que o torna ainda mais interessante, tendo muitas acções verídicas apesar da narração idealizada por Saramago.


Neste momento estou a ler "O Evangelho segundo Jesus Cristo"
É sobre a vida de Jesus. Idealizada por Saramago é claro. E como todos sabemos ele era ateu. Bom, quando o terminar digo-vos. Para já estou a gostar. Mas estou mesmo mesmo no início.



Bom, chegamos ao fim. Espero que tenham gostado e espero que tenham lido alguns também. Talvez tenham lido aqueles que eu não li, ou então leram estes. Enfim, aconselho-vos vivamente. José Saramago tinha o dom de escrever coisas que ninguém jamais se lembraria de escrever. Foi um grande homem, um orgulho para Portugal! Uma pessoa com fortes convicções. Com as suas crenças e com o seu estilo de vida, José era feliz! Com a SUA Pilar, José era feliz e em Lanzerote José era definitivamente feliz! Quando vi o filme "José e Pilar" senti uma grande alegria e uma grande tristeza. Alegria por saber o homem maravilhoso que ele era, e tristeza por saber que nunca na vida o vou conhecer. Mas a alegria é maior porque um homem como ele vai viver para sempre!
Até sempre José!!


Até á próxima, saudações minhas!


Sem comentários:

Enviar um comentário