segunda-feira, 30 de março de 2015

Downton Abbey, a última temporada

Minhas queridas,

há muito tempo que queria escrever acerca desta série. Porém, nunca achei que o momento fosse oportuno.
Agora que se confirmou que a série ia mesmo terminar senti necessidade de dizer tudo o que ela significou para mim.
A série é sobre a familia Crawley, aristocratas ingleses que vivem em Downton Abbey com os seus (muitos) criados.
Durante cinco anos acompanhei os Crawley e os seus criados. Chorei com as tristezas deles, e sorri com os seus momentos de alegria. Sonhei os sonhos que eles sonharam e sofri de ansiedade cada vez que acontecia algo de inesperado. (o que aconteceu muitas vezes)
A primeira temporada começa com o naufrágio do Titanic. A segunda trata a primeira Guerra Mundial. A terceira temporada decorre entre 1920 e 1921, e a quarta começa em Fevereiro de 1922 e decorre até ao verão de 1923.
Senti um aperto no coração quando a Sybil morreu. Achei injusto.. cheguei mesmo a dizer que não via mais. Afinal quem não gostava da doce Sybil? quem não gostava da menina que deixou tudo para correr atrás do seu amor, um jovem motorista?
Pobre Sybil!
Acompanhei o linda história de amor entre a Lady Mary e o Matthew! Sofri de cada vez que se separaram e esperei ansiosamente para que se voltassem a encontrar definitivamente. Tremi quando ele a pediu em casamento num cenário de neve. Aguardei ansiosamente o casamento, vi a rapariga de gelo, Lady Mary, finalmente feliz.. Mas claro.. em Downton Abbey nunca se está completamente seguro.. e aconteceu o que nunca pensei. O Matthew morreu num acidente! Não acreditam?
Então imaginem a minha cara! Pensei mais uma vez que não ia voltar a ver a série.. mas algo me levou de volta a ela.
Já que estamos a falar de amor, vivi também com igual intensidade o amor entre a empregada Anna e o seu Bates. São um casal muito bonito e acho sinceramente que já merecem paz. Não, ninguém morreu.. mas a Anna foi violada. Mais uma vez pensei em deixar de ver a série.. mas não deixei. Sei que eles vão ficar bem, merecem livrar-se de todos os problemas com a policia.
Queria falar também sobre a Lady Edith. Confesso que nunca foi das minhas personagens preferidas. Porém, ela tornou-se ao longo da série cada vez mais marcante. Edith, viveu sempre nas sombras da irmã Lady Mary. Nunca teve sorte ao amor. (espero que isso mude)
E agora uma personagem sem a qual a série não teria o mesmo brilho. A condessa Grantham, ou para quem quiser a Violet Crawley, ou então a "granny".
Esta mulher é simplesmente genial! Adoro tudo o que ela diz e tenho algumas frases guardadas para sempre. Por exemplo : "Um inglês seria incapaz de morrer na casa dos outros.". (referente ao facto do Mr. Pamuk, um turco, ter morrido em Downton Abbey enquanto visitava a familia Crawley.)
ou: "A ausência de compaixão é quase tão vulgar quanto demasiado afecto." (referente a Lady Mary, claroo.)
Adorei também ver o outro lado da condessa. Saber que em jovem vivei uma paixão proibida, tornou-a mais humana a meu ver.

Não posso falar sobre todas as personagens, caso contrário o "post" tornava-se demasiado extenso. No entanto, gosto de todas. Todas as personagens têm um papel fundamental no enredo, uma história só delas, algo que as distingue.
Adoro claro, a Mrs. e o Mr. Crawley. A relação deles é muito bonita. E gosto quando brincam com o facto de ela ser americana.
Gosto de todos os criados, em especial do mordomo Carson e da governanta Elsie Hughes. A história deles também é bonita.
Gosto da cozinheira Mrs Patmore (o sotaque dela é muito muito difícil de se compreender) e da ajudante de cozinha Daisy.
E sinceramente, até já gosto do Thomas. Ele foi em tempos muito mau, frio e calculista. Mas tenho pena do drama pessoal dele.
Também gosto da Mãe do Matthew, uma senhora com muito bom coração. E da nossa querida Rose, prima das meninas Mary e Edith.


Não sei o que esperar da última temporada. Tenho medo que acabe.. e especialmente que acaba de forma a eu não ficar tranquila. Quero ver as "minhas" personagens todas bem e felizes!
Quero um novo amor para a Edith. Quero (eu sei que ninguém esta de acordo comigo) ver a Lady Mary e o Tom Branson (ex marido da Sybil) juntos e apaixonados. (ahahah)
Quero ver a Isobel Crawley casada e feliz.
Quero uma carreira para a Daisy e uma casa confortável para a Hughes e o Carson.
Quero que o Thomas não tenha medo de assumir a sua sexualidade e quero que arranje um namorado e que deixe de ficar incomodado com a felicidade dos outros.
Quero a Anna e o Bates bem e felizes.. e com um bebé.
Enfim, quero muita muita coisa. Vamos la ver se me fazem a vontade.
:D

De certeza que ainda vamos ter muitas surpresas, para o bem ou para o mal.
Espero que tenham gostado.
E se gostam de filmes, livros e séries de época esta é a série certa para vós.
Quanto a mim despeço-me dela sabendo que foi das melhores que já vi!

Até á próxima!




Sem comentários:

Enviar um comentário