segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Persistência da memória



Meus queridos,

Devem ter achado o título deste post estranho: A Persistência da Memória. Já vos vou explicar.
Como vocês sabem gosto muito de ler. No entanto, andava um bocadinho preguiçosa nesse campo. Maaaaas na semana passada li um livro que adorei adorei adorei!!
Gostei tanto que me absorveu totalmente (quem lê sabe do que falo), não consegui parar enquanto não o acabei.
O livro é do Daniel de Oliveira! Sim, o apresentador do programa: Alta Definição.
Para ser sincera, comprei-o por causa disso. Mas nunca pensei que fosse gostar tanto. Não tinha grandes expectativas. Enganei-me!

A história é sobre Camila que sofre de síndrome de memória superior. Ou seja, tem a capacidade de se recordar de todos os acontecimentos da sua vida, mesmo aqueles que desejaria esquecer.
a trama é uma teia de emoções, onde se misturam passado e presente, amor e perda, culpa e prazer. Camila busca a liberdade que a memória não lhe concede, sobrevivendo entre relações extremas e perversas. Um segredo inconfessável e a frágil fronteira entre sonho e realidade atravessam este romance desconcertante sobre a intimidade de uma mulher perseguida pelas sombras da sua própria história.
O livro está recheado de frases bonitas e intensas. Apetece publicar cada frase no facebook. :)
Deixo-vos aqui algumas que anotei:
  • Quem quer ir, já foi.
  • Desatei as cordas que te amarravam a mim e que já estavam cortadas sem termos percebido. Deixo-te ir. Abro as mãos e podes voar.
  • Todos os dias me lembrei de ti. Me lembrei de nós. De nós, como queriamos ser. De nós como sonhamos. Das nossas mãos que imaginavamos velhas rugosas, com as marcas sanguineas das alianças.
  • Vasculhei como uma louca pedaços de ti que te retivessem aqui mais um minuto. Toda a vida. Ficou cá o teu cheiro, as tuas impressões digitais e até a tua almofada, onde secaram grossas lágrimas do vazio que deixaste em mim.
Pode parecer demasiado lamechas mas não é, de todo. As frases que apontei são sobre a separação que a Camila sofre no inicio do livro.

No livro aparece também uma alusão a obra de Salvador Dali com o mesmo nome: a Persistência da Memória. O que mostra que nada foi deixado ao acaso pelo Daniel.

E uma senhora com Alzheimer que mostra o lado oposto á doença da Camila.

Não vou desvendar mais!! Mas aconselho-vos vivamente.
Muitos Parabéns ao Daniel de Oliveira que para além de apresentar um excelente programa, escreveu um bom livro!! :D

Até á próxima meus queridos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário