terça-feira, 19 de maio de 2015

A Rainha decapitada

Meus queridos,

No dia de hoje, 19 de Maio foi decapitada a rainha consorte do rei Henrique Vlll. O nome dela era Ana Bolena e ela mudou a história da Inglaterra.
E porque é que vou falar nela?
Porque foi ela que deu o nome ao meu blogue.
The Most Happy era o moto dela. A frase escolhida por ela enquanto rainha, e eu amei.
E gosto tanto dela que o meu coração quase me explode no peito. O que é muito estranho, visto que nunca a conheci. Na verdade não é nada estranho.
A história dela cativou-me, assim como a personalidade que diziam que ela tinha.
Andava pela vida de cabeça levantada, de cabelo escuro e sem "papas na língua".
Apaixonei-me por ela na série "The Tudors". Não consegui ficar indiferente áquela personagem. Diga-se que a Nathalie Dormer ajudou bastante nisso.
Depois, comecei a pesquisar. Li diversos livros, vi filmes documentários. Fiquei cada vez mais encantada com a Ana Bolena.
Não sei se já repararam mas até tenho o colar que ela usava. Quer dizer, uma réplica como é óbvio. :p
O colar de pérolas com um pendente com um "B" dourado.
Na verdade, ela era muito conhecida por estar sempre na moda. Mesmo no dia da sua execução. Dizem que vestia um vestido de veludo escuro.
Mas não era apenas na moda que ela se destacava, ela falava várias línguas, cantava e cozia muito bem.
Dizem que tinha uma cabeça de homem, porque era ambiciosa e sabia o que valia.
Para quem não conhece a história, o rei Henrique Vlll era casado com a Catarina de Aragão na altura em que conheceu a Ana. A Ana tornou-se aia da rainha. A rainha, teve uma filha. Diz-se que teve vários meninos mas morreram todos e a rainha já não tinha possibilidade de ter mais filhos.
Muitos acreditam que a família da Ana tinha tudo planeado para ela seduzir o rei. Outros acreditam que não, que foi ele que se interessou por ela. Acredite-se o que se acreditar, o que se sabe é que eles viveram um romance. Mas ela não queria ser amante dele como tinha sido a irmã dela, a Maria.
Então ele pediu o divórcio da Catarina de Aragão. A Catarina tinha sido casada com o irmão mais velho deo Henrique mas disse-se que o casamento não tinha sido consumado. No entanto, o Henrique aproveitou esse fato para pedir um anulamento papal. Ele referiu que não podiam ter filhos porque o casamento tinha sido amaldiçoado.
Porém, o papa não concedeu esse anulamente. Eles ficaram juntos durante cinco anos á espera, sem dividir a mesma cama.
Foi nessa altura que o rei percebeu, não se sabe bem se pela Ana, ou por um qualquer conselheiro, que não podia ter poder totalitário uma vez que tinha de dividir o seu poder com Roma.
Então ele rompeu com Roma tornando-se rei da sua própria igreja.
Isto tudo por ela, pela Ana. Amava-a? Desejava-a? Ou ansiava por mais poder?? Queria apenas um herdeiro para o trono? Não se sabe.
A Catarina foi mandada para longe, onde morreu doente e sozinha.
O Henrique e a Ana casaram-se e ela foi coroada rainha da Inglaterra. Passado pouco tempo depois do casamento ela ficou grávida. Os festejos começaram por toda a Inglaterra. As pessoas incicialmente não gostavam muito dela, mas depois de saberem que o real herdeiro se encontrava na barriga dela amaram-na.
No entanto, ela deu á luz uma menina. O rei ficou deapontado. Triste e sem saber o que fazer. Muitos dizem até que se sentiu arrependido de se ter casado com ela.
O desapontamente tornou-se maior quando ela deu á luz filhos mortos.
Nem consigo imaginar o desespero dela!
O rei estava cada cada vez mais louco. Imagino como se deve ter sentido amedrontada.
Entretanto ele fartou-se dela, começou a interessar-se por outras da sua corte. E pouco tempo depois disso a Ana foi acusada de adultério. Adultério com vários homens, entre eles o irmão dela.
Foram dias negros. Os homens morreram todos.
E a Ana foi decapitada dia 19 de março depois de ter passado os últimos dias na Torre de Londres. (o mesmo sitio onde passou a noite antes de ser coroada rainha)
Mesmo depois de o Henrique a ter mandado para a morte, ela continuava com poder sobre ele. Uma prova disso é que ela não foi morta por um carrasco normal. Veio um de Paris, onde ela morou durante anos, conhecido por decapitar com a espada.
"Uma rainha não deve prostar-se perante ninguém que não o rei" disse ela. E Assim foi. Dizem que foi tão rápido que ninguém se apercebeu. 
Sei de cor o discurso dela! Vem-me sempre lágrimas aos olhos e simplesmente não consigo acreditar nessa tragédia. Nesse final infeliz. 
O Henrique casou poucos dias depois (5 se não estou em erro) com a Jane Seymour, uma aia da Ana.
Tiveram um filho Eduardo que morreu muito jovem.
E quem reinou afinal a Inglaterra??
Lembram-se da menina que a Ana deu á luz?? Exactamente! Parece filme mas não é! Reinou a Inglaterra durante 40 anos! Elizabeth l !!
O Henrique casou seis vezes. A Jane Seymour morreu ao dar á luz. As outras conto para uma próxima que este post é apenas sobre a Ana!! :D
Se quiserem ver um filme bom sobre a Ana, aconselho-vos o Rainha por mil dias. É o meu preferido e a atriz é exactamente como eu imagino a Ana.
Livros li vários de ficção, mas dão todos uma imagem um pouco negativa á Ana. Mas aconselho o livro "The life and Death of Anne Boleyn". Não é de ficção, mas é muito bom.


 Esta é o retrato mais conhecido dela, mas não se sabe se era mesmo assim ou não. O Henrique mandou destriur todas as imagens dela depois da sua morte.
Mas eu penso nela assim. Há quem diga que ela tinha seis dedos numa mão, uma verruga, cabelo de bruxa.. sei lá! Boatos evidentemente do embaixador espanhol, e dos católicos. O Henrique nunca aceitaria na sua corte para aia da sua esposa uma mulher deformada. Muito menos na sua cama.
Espero que tenham gostado! Eu entusiasmei-me um bocadinho, eu sei. Mas gosto mesmo muito dela!
Se tão bem gostam dela, ou se são devotas de uma das outras esposas do Henrique digam-me :) Adorava saber!

Até á próxima!!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue